Reabilitação Cardiovascular

A Reabilitação Cardiovascular é reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva.

Para o paciente que possui uma doença cardíaca e/ou vascular, como por exemplo: Infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, cardiomiopatias, pós-cirurgia cardíaca e doença arterial obstrutiva periférica.

Consiste no treinamento físico individualizado e supervisionada para pacientes com doenças cardiovasculares com foco na limitação identificada em cada paciente, como exercícios de respiratórios, exercícios de fortalecimento muscular, exercícios aeróbicos, alongamento e equilíbrio.

Comprovadamente, há benefícios na capacidade física e respiratória, permitindo caminhar melhor e maiores distâncias, sentir menor sensação de cansaço e falta de ar aos esforços, e diminuir descompensação cardíaca, hospitalização e mortalidade.


Efeitos do Envelhecimento no Coração

Assim como os demais órgãos e músculos do corpo humano, o coração igualmente modifica suas características com o envelhecimento. Além das alterações estruturais, suas funções também são afetadas.

Ao longo dos anos, o órgão tende a crescer e se tornar mais rígido, prolongado o tempo de relaxamento ventricular. Além disso, suas paredes, artérias e arteríolas vão ficando mais espessas, o que pode tornar o trânsito sanguíneo um pouco mais lento.

Outra caraterística é a redução da modulação da função cardíaca pelo sistema nervoso autônomo, fazendo com que a resposta após a estimulação da adrenalina seja mais lenta, ou seja, a frequência cardíaca de repouso é mais baixa e também atinge valores menores aos esforços.

Além disso, como as artérias não contam com tanta elasticidade devido à queda da produção de colágeno, há maior tempo para normalização da pressão arterial e da frequência cardíaca após os esforços. Neste cenário, inclusive, pode ocorrer o surgimento da doença hipertensão.

Apesar do envelhecimento do coração ser considerado um processo natural, é possível evitar ou retardar que seus efeitos prejudiquem na qualidade de vida. A prática regular de exercícios físicos é chave para uma vida saudável em qualquer idade, mas, com o envelhecimento, ela se torna indispensável.

Passe por uma avaliação, pratique atividade física com segurança e torne o envelhecimento do coração uma etapa da vida com menos problemas.

Rolar para cima